Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de junho de 2016

AUMENTE SUA CONCENTRAÇÃO


A concentração é uma habilidade essencial para praticamente qualquer atividade do ser humano. No entanto, muitas pessoas reclamam que não conseguem focar-se durante muito tempo em determinada tarefa sem que seu pensamento seja desviado contra a vontade. O que muitos não sabem, contudo, é que a capacidade de concentração pode ser exercitada.

Como enxadrista, por um longo tempo tive esse tipo de problema durante as competições. Perdia o foco de minhas partidas e acabava vendo isso refletido nos resultados das competições. Com o tempo e estudo de hipnose e neurologia, fui pensando e pesquisando possíveis formas de melhorar minha concentração, até que compilei os 10 exercícios que trago a você hoje, garantindo que vão lhe render resultados já na primeira semana de prática disciplinada. Eles estão em ordem de dificuldade, então só passe para o próximo quando você conseguir completar sem nenhum erro aquele que estiver tentando. Lembre-se que a persistência é muito importante.

1. Pegue um livro e conte o número de palavras de uma determinada página
Conte novamente após terminar o exercício, para conferir se o resultado será o mesmo.

2. Conte de 100 até 1.

3. Conte de 100 até um, pulando a cada 3 números: 100, 97, 94, 91 etc.

4. Escolha um som ou uma palavra e repita em sua mente por 5 minutos
Quando conseguir fazer isso por 10 minutos, você estará pronto para o próximo exercício.

5. Pegue uma fruta, uma maçã, laranja, banana ou qualquer outra, e segure-a em suas mãos
Examine-a a partir de todos os lados, mantendo sua atenção totalmente sobre ela. Não permita que pensamentos irrelevantes o distraiam, nem sequer pensamentos relacionados àquela fruta, como o momento em que a comprou, sobre como ela cresceu, seu valor nutritivo, etc. Mantenha-se calmo e tente ignorar esses pensamentos. Apenas olhe para a fruta, focando sua atenção nela sem pensar em mais nada, examine a forma, o cheiro e a sensação de segurá-la em suas mãos.

6. Imagine a fruta.
Esse exercício é parecido com o número 5, a diferença é que dessa vez você imagina a fruta ao invés de olhar para ela. Comece olhando-a e examinando-a por cerca de 2 minutos, igual no exercício 5, então faça o seguinte. Feche seus olhos e tente visualizar, cheirar, sentir o sabor e tocar a fruta em sua imaginação. Tente visualizar uma imagem clara e bem definida. Se a imagem se tornar pouco clara, abra seus olhos, olhe novamente para a fruta por um instante, e feche os olhos novamente, continuando o exercício. Imaginar a fruta em suas mãos ou em uma mesa pode ser um modo de facilitar a tarefa.

7. Pegue um objeto pequeno, como uma colher, garfo ou copo
Concentre-se em um desses objetos. Olhe para ele de todos os ângulos sem qualquer tipo de verbalização, isto é, sem nenhuma palavra em sua mente. Apenas olhe para o objeto sem formular qualquer pensamento.

8. Desenhe figuras
Passe para este exercício somente após executar os anteriores com facilidade. Desenhe uma figura geométrica pequena, algo em torno de 10 centímetros, pode ser um triângulo, um retângulo ou um círculo, pinte-a com a cor que desejar e concentre-se nela. Você deve enxergar apenas a figura, nada mais. Para você, a única coisa que existe nesse momento é a figura. Tente não pensar através de palavras durante o exercício. Fique olhando para a figura a sua frente, apenas isso. Tente fazer isso sem forçar seus olhos.

9. Imagine a figura
Igual o exercício 8, mas dessa vez você vai imaginar a figura com seus olhos fechados. Como no exercício 6, caso você esquecer da aparência da figura, abra seus olhos por alguns segundos para rever o desenho, depois continue a atividade.

10. Tente, por pelo menos 10 minutos, não pensar em nada
Este é o mais difícil dos exercícios e só deve ser tentado após você conseguir realizar facilmente todos os outros. Os exercícios de concentração anteriores, se praticados corretamente, lhe proporcionarão a habilidade de silenciar seus pensamentos. Isso se tornará mais fácil com o tempo.

em breve mais matérias...


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário