Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2016

Reumatismo, como aliviar esse problema.

Não exagere com os remédios naturais

 

Vários remédios de ervas podem aliviar a dor, rigidez e inflamação causada por condições que afetam as articulações, tendões e músculos do corpo. Medicamentos convencionais estão limitados no tipo de alívio que oferecem e podem produzir graves efeitos colaterais inaceitáveis. Muitas pessoas estão optando por tratamentos mais naturais para problemas deste tipo, e queremos mostrar algumas delas que podem trazer alívio às suas dores.
Cabe lembrar que ervas também podem produzir efeitos colaterais e por isso é importante consultar o seu médico antes de usar qualquer erva que não lhe seja familiar.
Características da doença
Todas as formas de artrite, fibromialgia e dores musculares têm algumas características em comum, tornando-as semelhantes em vários aspectos. Cada uma destas condições é caracterizada por algum grau de inflamação, inchaço, irritação, vermelhidão, rigidez e, claro, dor. Além disso, pode haver sintomas concomitantes que também são semelhantes, tais como disfunção cognitiva, mudanças de humor, depressão e problemas de raiva.
A maioria dos remédios fitoterápicos e naturais não são específicos quando se trata de nomes de doenças. Em vez disso, eles afetam o corpo em certas características gerais. Por exemplo, existem grupos de ervas que são conhecidos por serem capazes de reduzir a inflamação e rigidez. Outros grupos de ervas podem ser úteis para reduzir o inchaço dos tecidos e livrar o corpo do excesso de retenção de fluidos, e outros podem afetar tanto a inflamação física quanto o estado mental que se segue ao sofrer de uma doença crônica. Independentemente do nome da doença, estes distúrbios todos respondem de um modo similar ao tratamento com ervas.

Reumatismo
 
Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas. A artrite é classificado como uma doença reumática As doenças reumáticas geralmente envolvem a inflamação, inchaço, calor, dor e diminuição da função de várias estruturas na região afetada do seu corpo. As doenças reumáticas geralmente afetam seus músculos, tendões, articulações, ligamentos e ossos. As doenças reumáticas incluem osteoartrite, artrite reumatoide, lúpus, gota, artrite psoriática, artrite infecciosa e polimiosite.

Geralmente, o tratamento natural e com ervas para o reumatismo gira em torno da dor reumatoide, mas pode ajudar, no longo prazo, a uma solução definitiva ao problema crônico.

Remédios naturais podem ajudar no tratamento às dores reumáticas, mas não devem substituir o acompanhamento e tratamento médico tradicional.
Remédios naturais para dores reumáticas

Remédios naturais para doenças reumáticas têm a intenção de ajudar a reduzir a inflamação e tratar a dor. As ervas que ajudam a reduzir a inflamação incluem a alfafa, aloe vera, mirtilo, Boswellia, açafrão, unha de gato, cayenne, garra do diabo, equinácea, gengibre, pau d’arco, trevo vermelho, urtiga, casca de salgueiro branco e mandioca. Outras ervas menos “comuns” podem ajudar a diminuir a sua dor, incluindo kava kava, maracujá e valeriana. Porém, os efeitos mais garantidos e sobre os quais temos mais pesquisas disponíveis, são obtidos com as seguintes ervas e alimentos.

Cúrcuma/Açafrão

Cúrcuma é uma especiaria antiga usada na Índia e China durante séculos. É amplamente aceita por suas propriedades medicinais, em particular, a sua capacidade de reduz a inflamação no tecido articular e muscular. Reduz a rigidez, inchaço, vermelhidão e dor, na maioria das doenças e alivia os casos de artrite reumatoide. Cúrcuma pode diluir o sangue, por isso, se você toma anticoagulantes ou aspirina, fale com o seu profissional de saúde antes de usá-lo.

Gengibre

O gengibre é um remédio natural que tem sido usada por muitos anos para ajudar a tratar a doença reumática e a dor reumatoide. O gengibre é um antioxidante potente que tem efeitos anti-inflamatórios. O componente ativo neste remédio é chamado gingerol, que inibe prostaglandinas geradoras de dor.

Chá verde

O chá verde é um forte combatente a inúmeras doenças, devido a seus altos níveis de polifenóis antioxidante que combate a dor dos danos causados pelos radicais livre. Há evidências da atuação do chá verde na redução da inflamação resultante da fibromialgia e outras doenças músculo-esqueléticas. O chá verde vem em várias formas, mas tem o porém de conter cafeína, que pode causar nervosismo, irritabilidade e insônia. Se você é sensível à cafeína, escolha uma marca de chá verde, que não contém cafeína.

Aswhaganda/Ginseng indiano

Aswaganda é usado por chineses e indianos para tratar doenças artríticas, síndrome do túnel do carpo e outras dores no corpo. Ashwaganda, ou ginseng indiano, contém compostos que são semelhantes aos esteroides e mais eficazes do que a hidrocortisona que ocorre naturalmente. Pode oferecer alívio da dor, inflamação, rigidez e dores musculares associados com fibromialgia e doenças auto-imunes, como lúpus e artrite reumatoide.

Alimentos com gorduras ômega-3

Gorduras ômega-3 diminuem a inflamação por travar a produção de enzimas que quebram a cartilagem. Quem tem dor reumatoide e consome gorduras ômega-3 tem reduzido inchaço das articulações e maciez, menos fadiga, mais força muscular e menos dor. Salmão, arenque, cavala, sardinha, anchova, truta arco-íris, a ostra do Pacífico, linhaça, sementes de chia e oleaginosas são todas excelentes fontes de gorduras ômega-3.
O azeite de oliva contém um composto que pode ajudar a prevenir a inflamação causada pela artrite. Ele funciona bloqueando os mesmos caminhos inflamatórios que o ibuprofeno e aspirinas, ambos frequentemente utilizados por quem sofre de dor reumatoide para alívio. O composto pode desempenhar um papel significativo no tratamento da artrite ou outras doenças inflamatórias. Escolha azeite extra-virgem para o mais alto teor de antioxidantes e do composto benéfico para sua saúde.

Alimentos com carotenoides

Os carotenoides, um grupo de antioxidantes, são encontrados em muitas frutas e vegetais. Seu consumo  pode reduzir o risco de desenvolvimento de artrite reumatoide. Pessoas cujas dietas são ricas em carotenoides tem metade das chances de desenvolver artrite em relação à quem come uma quantidade mínima deste nutriente. Mesmo uma dose adicional de um alimento rico em carotenoides como, por exemplo, um copo de suco de laranja fresco, pode ajudar a reduzir o risco. Abóbora, mamão, pimentas vermelhas, laranjas e damascos são ricos em carotenoides

Cuidados com os tratamentos naturais para a dor reumática!

Tenha cuidado ao tomar ervas para a sua doença reumática. Ervas podem conter substâncias potentes que causam efeitos colaterais indesejáveis quando tomadas indevidamente. Procure o conselho de um profissional de saúde qualificado, tal como um médico naturopata ou por um médico com formação avançada em medicina natural, antes de usar remédios à base de plantas para tratar a sua condição. Se você estiver grávida, sempre verifique com seu médico antes de usar ervas, já que algumas delas podem ameaçar a sua gravidez.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário