Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2016

Ansiedade - métodos naturais podem ajudar

 
A ansiedade é uma reação física e emocional ante ao estresse, que produz náuseas, enjoos, palpitações, nervosismo, fatiga, tensão, irritabilidade, angustia e problemas com sono, que interferem no padrão de vida normal; existe uma série de remédios e tratamentos que podem ajudar a tratar os sintomas da ansiedade.

DIETA PARA A ANSIEDADE

É importante, para lidar com a ansiedade, levar uma dieta equilibrada, limitar e evitar alguns alimentos para melhorar o estado de animo.
 
ALIMENTOS PERMITIDOS
 
– Água. Aumentar a ingestão de água pode ajudar a aliviar a ansiedade, já que a desidratação, ainda que leve, pode afetar os estados de animo.
– Carboidratos. A adição de carboidratos aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que pode melhorar o animo e reduzir os níveis de ansiedade; é importante consumir carboidratos complexos, como cereais integrais e evitar os carboidratos simples, como os doces.
– Proteínas. Ajudam a produzir substancias químicas, como a dopamina, que aliviam a irritabilidade e aumentam o animo, por isso é importante incluir pelo menos uma porção de proteína em cada refeição, seja de origem vegetal ou animal.
– Alimentos ricos em tiamina ajudam a estabilizar o animo, alguns exemplos são legumes, frutos secos, carne, laranjas, arroz, carne de porco.
– Alimentos ricos em triptofano tem um efeito relaxante e ajudam a sentir-se bem. Exemplos desses alimentos são, banana, aveia, peru, lácteos, soja, nozes, manteiga de cacau e sementes de gergelim.
 
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS
 
– Alimentos que contém cafeína, tais como café, chás, bebidas energéticas, refrigerantes e chocolate, porque estimulam o sistema nervoso e aumentam a ansiedade.
– Álcool, inicialmente pode ter um efeito calmante, mas quando metabolizado pode provocar ou aumentar os sintomas de ansiedade.

PLANTAS MEDICINAIS

CAMOMILA
A camomila atua como sedativo suave e pode ser de grande ajuda na hora de dormir; possui efeitos relaxantes musculares e tem a capacidade de aliviar transtornos digestivos, ajudando a regular o peristaltismo e reduzindo o nervosismo, que chamamos de “borboletas no estomago”.
VALERIANA
Essa planta relaxa, tranquiliza, alivia a ansiedade e induz ao sono; é recomendável para tratar o stress e a tensão emocional, além da insônia causada pela ansiedade. Tem efeitos sedativos e antiespasmódicos e ajuda a dormir mais rápido; é útil para os ataques de ansiedade severos e ataques de pânico.
MELISSA
É um bom calmante para o sistema nervoso, ajuda a restabelecer o equilíbrio emocional; além disso, tem forte ação antiespasmódica, acalma e estabiliza.
PASSIFLORA (flor do maracujá)
A passiflora alivia o nervosismo e a inquietação, por isso é eficaz no tratamento de ansiedade; ameniza os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. Em raras ocasiões pode produzir efeitos secundários, como sonolência ou confusão. É contraindicada para quem tem  hipotensão arterial, gestantes e mulheres em período de lactação.

ERVA-DE-SÃO-JOÃO
Essa planta pode ajudar com os problemas de ansiedade, inquietação e insônia causadas por stress, e pode aliviar a depressão. É contraindicada a mulheres grávidas e não deve ser combinada com álcool ou tranquilizantes.

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

Boas opções, mais imediatas, em casos de ataque de ansiedade são as técnicas de relaxamento, tais como as respirações profundas, que você mesmo pode realizar:
– Inspire profundamente e mantenha o processo de respiração durante cinco segundos; solte o ar devagar e descansa cinco segundos. Repete o exercício de respiração várias vezes até que se sinta relaxado.
 
Em breve postarei algumas técnicas para relaxamento e programação neurolinguística para sua mudança de vida e bem estar.
 
Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário